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Contratar certo: como evitar prejuízos financeiros e de desempenho através da metodologia DISC

Encontrar colaboradores qualificados é um desafio comum para empresários de todos os setores. Muitas vezes, após acreditar ter encontrado a pessoa certa, eles se deparam com prejuízos financeiros e de desempenho devido a erros na contratação. Neste artigo você vai saber mais sobre como evitar estes prejuízos financeiros e de desempenho através da metodologia DISC.

O custo médio de uma contratação malsucedida, onde um colaborador recebe inicialmente R$ 1.800,00 e sai da empresa em 90 dias, pode chegar a R$ 12.000,00, incluindo salário, encargos, benefícios, horas de outros profissionais (RH, gestores) para avaliar currículos, entrevistar candidatos e treinar. Isso sem considerar o prejuízo causado por uma performance insuficiente na função.

 

A taxa de turnover média no Brasil é de 38%, com 80% desses casos resultando de contratações inadequadas. Isso significa que, em uma empresa com 30 colaboradores, o prejuízo anual devido a contratações erradas pode chegar a cerca de R$ 111.000.

 

Esse prejuízo é causado pela contratação de pessoas com currículos atraentes, mas que não possuem o comportamento adequado para exercer a função desejada. Continuar contratando “para ver se dá certo” ou confiando em “sorte” pode ser prejudicial para o negócio.

 

Empresas que contratam certo captam pelo currículo e contratam por comportamento. 

 

Cada vaga em um negócio possui um perfil comportamental específico que é necessário preencher e é possível medir através de um teste de perfil comportamental se o candidato possui as características necessárias para desempenhar bem a função.

 

 

 

Group of people working together in the cafe

Existem quatro perfis comportamentais: dominante, influente, estável e conforme. Cada perfil possui suas próprias características únicas que se complementam entre si, portanto, não há um perfil melhor ou pior.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre cada perfil.

Dominante: são indivíduos decididos, que valorizam independência, gostam de desafios e tendem a ser diretos na comunicação, sempre buscando ir direto ao ponto. Costumam agir rapidamente em vez de pensar muito, o que pode causar dificuldade em se conectar com pessoas mais tranquilas ou com ritmo mais lento.

Influente: são indivíduos facilmente notáveis pela sua tendência a sorrir, conectam-se facilmente com outras pessoas, gostam de participar de conversas e persuadir os outros com seu ponto de vista. Tendem a ser informais na comunicação e sempre buscam expandir sua rede de contatos. Agem com base em emoções e podem agir ou falar impulsivamente.

Estáveis: são indivíduos tranquilos, calmos e que geralmente não expressam suas emoções para os outros. São excelentes ouvintes, valorizam métodos e planejamento para alcançar segurança e entrega de qualidade. Elas dão importância às relações e podem evitar expressar sua opinião real para não afastar as pessoas.

Conformes: são indivíduos altamente organizados, percebem os detalhes minuciosos e gostam de seguir regras e normas estabelecidas. Como são exigentes consigo mesmos, geralmente cobram excelência e qualidade que outros podem ter dificuldade de entregar. Por serem analíticos, sua comunicação formal pode afastá-los de relacionamentos mais calorosos.

Esses são apenas alguns exemplos dos aspectos de cada perfil, mas se o empreendedor não está ciente disso, pode contratar alguém com perfil influente para trabalhar em finanças ou colocar alguém com perfil muito técnico e formal para trabalhar na área de vendas.

O melhor de usar essa ferramenta é que ela também pode ser aplicada aos colaboradores atuais. É possível que haja talentos escondidos que poderiam performar melhor em outra área do negócio.

Na minha experiência, já ouvi empresários com problemas graves de rotatividade de funcionários acreditarem que o mercado está escasso de boas pessoas, ignorando a possibilidade de contratar com base no comportamento, e não apenas no currículo.

A Análise de Desempenho Humano é uma ferramenta precisa a um preço acessível comparado com a economia que seu negócio pode gerar ao colocar as pessoas certas no lugar certo.

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